close

Os malefícios do açúcar branco

a polêmica em torno do seu uso e consumo

Muita se fala nos dias atuais sobre os malefícios do açúcar branco.

Um assunto delicado para algumas pessoas. Mas nosso intuito aqui é informar, assim a pessoa tem o discernimento para escolher o que consumir ou não!

açúcar branco

Não é só o sobrepeso e a obesidade que tem relação com o consumo de açúcar. Doenças como câncer, hipertensão e diabetes também tem relação com esse alimento.Ou seja, não é porque você está em dia com a balança, que sua saúde não pode ser afetada.

Entre os malefícios associados ao açúcar no nosso organismo, está o excesso de glicose. Nosso corpo utiliza esse carboidrato para estocar energia na forma de gordura, o que é indispensável para o funcionamento do organismo.

O açúcar, seja ele refinado, cristal, demerara, mascavo, melado ou o próprio caldo da cana é um alimento muito energético. Mas quanto mais refinado, menos nutrientes. Então, se você não abre mão do consumo do açúcar, prefira os de coloração mais escura, como o mascavo ou até mesmo o melado de cana.

açúcar mascavo

Para que o açúcar fique com esse aspecto branco que conhecemos, ele sofre diversos tratamentos químicos. Nesse processo perdem-se características e valores nutricionais. E ainda levando-o a ser digerido quase que instantaneamente pelo nosso organismo. O açúcar refinado tem um índice glicêmico muito elevado, acima de 100%, gerando picos de insulina no organismo.

O açúcar, quanto mais refinado mais ácido ele se torna em nosso organismo. E para ser digerido precisa de mais minerais, entre eles o cálcio, que por sua vez acaba sendo retirado de alguns órgãos, especialmente os ossos. Dessa maneira o organismo consegue ajustar o pH e trazê-lo para as taxas normais.

E não é só nos docinhos que encontramos o açúcar. Ele pode estar disfarçados em diversos alimentos industrializados. Portanto é muito importante saber ler os rótulos dos alimentos.

Um bom exemplo é que uma latinha de refrigerante pode conter até 33 gramas de açúcar, o que é mais do que a metade do indicado do consumo diário.

refrigerante a base de caramelo de açúcar

Então, se você é apaixonado/a por doces, tente alternativas como Xylitol, Eritritol ou até mesmo adoçar com frutas secas. Mas lembre-se, nada de excessos! Deixe o consumo de açúcar para eventos esporádicos e mantenha sua saúde!

Gostou do nosso post? Comente no Face, Instagram e no nosso Blog.

 

Voltar

Comentários

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

home segmentos depoimentos bio blog contato