close

Conservar folhas: aprenda a melhor forma de fazer

Conservar folhas na geladeira é muito simples, basta seguir os passos abaixo

Muitas pessoas vão ao mercado e acabam comprando pés e mais pés de folhas, em especial alface! É muito comum que esses alimentos fiquem na geladeira por uma semana e acabem estragando. Por isso no post de hoje vamos aprender uma técnica especial: como conservar folhas.

Conservar Folhas

Conservar Folhas

O primeiro de tudo é lavar bem cada folha. O ideal é que você já separe as folhas boas das ruins, lavando uma a uma para retirar o excesso de sujeira. Lave com água corrente mesmo e separe tudo em uma bacia. Depois de tudo bem lavado, passaremos para uma higienização mais apurada. Para isso precisaremos de Vinagre de Álcool e um medidor de água.

Para higienizar as folhas, utilize duas colheres de sopa do vinagre para cada litro de água. Deixe tudo submerso por cerca de 30 minutos e depois lave novamente todas as folhas. Depois disso, precisaremos secar os alimentos e podemos fazer isso de duas formas: através de uma centrífuga (própria para folhas) ou utilizando papel toalha (que é mais simples de ser feito).

Retire o excesso de água chacoalhando as folhas e em seguida seque uma por uma com o papel.

Conservar Folhas - Papel Toalha

Conservar Folhas – Papel Toalha

Conservar Folhas

Depois de bem higienizadas, vamos finalmente para o armazenamento das folhas para que você possa conservar a alface por mais tempo. Utilize uma bacia ou pote grandes, em que o alimento não fique sufocado e nem amassado. Deixe ele bem seco e coloque camadas de folhas intercaladas com camadas de papel toalha, que manterão a alface, ou rúcula, por exemplo, bem secas.

Esse procedimento leva algum tempo e pode parecer meio cansativo, mas fazendo isso uma única vez na semana, você conseguirá aumentar a vida útil de alfaces, rúculas e folhas em geral! Vale muito a pena esse pequeno esforço para ter sempre alimentos frescos e saudáveis.

 

Conservar Folhas - Pote Fechado

Conservar Folhas – Pote Fechado

 

Não deixem de conferir outras dicas e receitas nas nossas redes sociais, através do Blog, Facebook e Instagram. E continuem nos mandando dúvidas e sugestões de assuntos relacionados a alimentação saudável! Até a próxima semana.

Voltar

Comentários

Deixe o seu comentário!

home segmentos depoimentos bio blog contato