close

Eritritol

Afinal, o que é e qual a utilização do Eritritol?

O Eritritol, assim como o Xylitol apareceu com tudo nas receitas atualmente.

Digamos que ele pode ser considerado o “primo” do Xylitol. Não tão famoso e difundido, ele entra nas receitas e faz o papel dos açúcares.

Eritritol

O Eritritol, assim como o Xylitol é um poliol, ou seja um álcool de açúcar.

Ele tem aparência cristalina de cor branca e sabor doce. É obtido geralmente da fermentação de amidos, como do milho não transgênico. E de certas espécies de cogumelos e de fermentados como vinho e shoyu.

Eritritol

Dentre as suas vantagens, ele é seguro para diabéticos, já que seu índice glicêmico é perto de zero. Não é um carboidrato, sendo muito utilizado por adeptos a um estilo de vida lowcarb. Não é calórico, podendo ser utilizado em dietas com restrição de calorias. Não contribui para a formação de cáries. E como não é metabolizado pelo organismo, não altera os níveis de insulina e glicose. Diferentemente do Xylitol, o Eritritol não possui efeito laxativo.

Pensando no uso culinário, tem em torno de 70% da doçura do açúcar, com sabor doce e sem retrogosto. Pode ser substituído em receitas na mesma proporção do açúcar. E ainda é resistente a altas temperaturas.

Eritritol

Mas, vale ressaltar, que  seu consumo deve ser moderado. Nada em excesso faz bem a nossa saúde e organismo!

E ai, gostou do nosso post? Deixe seu comentário no nosso Blog, Facebook e Instagram!

Seu feedback é muito importante para nós!

Voltar

Comentários

Deixe o seu comentário!

home segmentos depoimentos bio blog contato