close

Leites Vegetais

Os leites vegetais são uma ótima opção para quem é intolerante a lactose, tem colesterol alto, é vegano, ou quer adotar uma alimentação mais saudável.

leites vegetais

Eles podem  ser feitos de oleaginosas, cereais, tubérculos, sementes e coco.

Os leites vegetais são muito versáteis, podem ser utilizados como substituto do leite de vaca, tanto para beber, fazer vitaminas, com café até na preparação de bolos, tortas e etc.

Opte por faze-los em casa, seu preparo é rápido e fácil. Hoje em dia temos opções industrializadas, porém muitas delas são ricas em açúcares, espessantes, aromatizantes e conservantes.

As oleaginosas, cereais e sementes devem ficar de molho de 6 a 12 horas, a água  descartada e o leite deve ser batido com água filtrada, pois assim eliminamos o fitato que é um anti-nutriente que impede a absorção de alguns nutrientes pelo organismo.

Já o coco e os tubérculos podem ser batidos com água filtrada diretamente em temperatura ambiente.

A proporção básica é de uma parte de seco (oleaginosa, cereais, coco, tubérculos),  para 4 partes de água, basta bater e coar. Os resíduos podem ser usados em preparo de bolos, biscoitos, pães, pastinhas salgadas que substituem patês e etc. Mas faremos um post sobre os resíduos!!

Tem durabilidade de até 3 dias na geladeira e pode ser porcionado e congelado por até 90 dias. Caso opte por congelar o importante é não encher o recipiente, pois ao congelar o leite tende a aumentar de volume e pode estourar o recipiente.

Os leites de cereais (como arroz, quinoa, amaranto, aveia, painço) são muito ricos em carboidrato que se transformam em açúcar no nosso organismo. Então caso prefira usá-los faça uma mistura de uma parte cereal e uma parte oleaginosa (castanhas, amêndoas, macadâmia), assim você baixa o índice glicêmico e adiciona gorduras do bem a preparação.

O leite feito com gergelim é o mais rico em cálcio, porém tem um sabor mias característico, podendo interferir no resultado final de algumas preparações.

O leite de inhame pode ser feito com ele cru ou cozido, prefira cozido, assim evita qualquer anti-nutriente. Ele não precisa ser coado e é o leite que fica mais viçoso e de sabor mais neutro, ótimo para engrossar e também para fazer iogurtes. Ele é o leite mais comum dentre os leites de tubérculos!

O leite de coco, fica com textura e sabor bem diferente do leite de garrafinha, pois não contem nenhum tipo de conservante ou espessante. Porém seu sabor suave combina muito com qualquer tipo de receita e até mesmo para cappuccinos.

Desafie-se a fazer seu leite vegetal e nos conte qual você mais gostou e como utilizou através do nosso Blog, Instragam e Facebook!

Voltar

Comentários

Deixe o seu comentário!

home segmentos depoimentos bio blog contato