close

Métodos de cocção – parte 2

Seguindo o post da semana passada, falaremos mais sobre metódos de cocção

Na semana passada apresentamos alguns métodos de cocção e neste post abordaremos mais 4 tipos de cozinhar um alimento.

Se você não viu nossa introdução e os métodos, é só clicar aqui!

métodos de cocção

A comida sempre foi ligada ao ato social, as pessoas se reúnem em volta da mesa, restaurantes, cafés e até refeições de negócios. Comer, vai muito além de um simples ato de sobrevivência, vai ao encontro das pessoas.

Com a popularização da gastronomia, hoje as pessoas tem mais acesso a melhores ingredientes, métodos de preparo e equipamento. E como isso vem a vontade de aprender mais e conhecer técnicas.

Esse post é para enriquecer ainda mais seus dotes culinários e surpreender a todos!!

Bora lá para mais 4 métodos de cocção!

Brasear: método muito utilizado para pedaços médios ou pequenos de carnes. Consistem em selar a carne, deglaciar com vinho ou alguma outra bebida. Acrescentar algum liquido para cozimento (como fundo e molho) até cobrir 1/4 do alimento. Deixar em fogo baixo, mexendo de vez em quando.

 

carne braseada

Fritar: método muito difundido. Consiste em levar o alimento imerso em gordura, como óleo, azeite, manteiga a altas tem temperaturas em fogo. Não tampar a panela e seu consumo deve ser imediato. Muito usado para batatas, empanados e etc.

frango empanado e frito

Cozinhar no vapor: método utilizado para preservar a cor e os nutrientes dos alimentos. Consiste em cozinhar o alimento, de forma que ele não entre em contato com a água, com uso de cestas que permitam a passagem do vapor. A panela deve ser tampada. Muito utilizado para legumes, peixes e cereais.

milho cozido no vapor

Pocher: muito utilizado para ovos. Consiste em cozinhar em água, antes do ponto de fervura, sem adição de gordura. Um clássico exemplo de uso do ovo poché é nos ovos benedict, clássico da cozinha francesa.

ovo poche

Gostaram dos nossos posts sobre métodos de cocção? Deixe seu comentário no nosso Blog, Facebook ou Instagram!

Voltar

Comentários

Deixe o seu comentário!

home segmentos depoimentos bio blog contato