close

Métodos de Cocção

Neste post teremos uma introdução e também alguns métodos utilizados para cozinhar os alimentos

Assar, saltear, branquear, refogar são alguns dos métodos de cocção dos alimentos.

Desde que o fogo foi descoberto o ser humano passou a cozinhar os alimentos, dessa maneira alguns passaram a ser mais aceitos, saborosos e com texturas diferentes. Deixo-se de comer apenas por instinto e passou-se a apreciar os alimentos.

métodos de cocção

Cocção é onde os alimentos recebem a ação do calor, ou seja, eles cozinham. quando um alimento é cozido, suas fibras são quebradas, facilitando o processo digestivo. Nesse processo o alimento sofre processos químicos e físicos alterando cor, sabor e aromas.

Existem diversos métodos de cocção, que vão desde um simples grelhar até métodos modernos como o sous-vide.

Neste posts abordaremos quatros métodos que são mais conhecidos. Por ser um assunto extenso dividiremos em dois post, assim não fica cansativo e fica mais fácil a compreensão.

Assar: método feito geralmente em fornos e churrasqueiras, quando o alimento é exposto a altas temperaturas. O alimento para ser assada deve ser já temperado. E para um melhor resultado pode ser regado com algum tipo de gordura (azeite, manteiga, banha de porco, etc.). O tempo de cocção varia muito, pois depende do tipo de alimento e tamanho dos pedaços. Pode ser utilizado para carnes, massas, legumes e frutas. Dica: quando for assar carnes, após o tempo de cocção deixe descansando por 10-15 minutos, para que o suco da carne se distribua por ela e deixe a preparação mais suculenta.

método de cocção: assar

Grelhar: geralmente utilizada em fogão e churrasqueira. Consiste em aquecer bem a grelha e colocar o alimento já temperado sobre ela, dessa maneira fechando os poros do alimento e conservando seus sucos no interior. O alimento deve estar numa espessura não muito grossa, para que aqueça e cozinhe no centro. Utilizado para carnes em bifes, e legumes fatiados. Dica: unte a grelha com algum tipo de gordura para que o alimento receba mais sabor e não grude. E carnes devem descansar  por 5 minutos após o cozimento para que os sucos se distribuam e fiquem mais suculentas.

método de cocção: grelhar

Branquear: essa técnica consiste em pré-cozinhar o alimento. Ela é feita em duas etapas, a quente e a fria. A quente consiste em cozinhar o alimento em liquido fervente por alguns minutos (dependendo do tamanho do pedaço). E a parte fria é colocar o alimento em contato direto com água e gela para que pare a cocção, dando choque térmico. Neste método os legumes apresentam coloração mais viva e inibe a proliferação de microorganismos. Muito utilizado para legumes em saladas, frituras, congelamento e conservas.

Saltear: feito em frigideira com bordas mais altas. Técnica que utiliza pouca gordura e pouca quantidade de alimentos, para que os mesmo não cozinhem. Saltear é pular, geralmente é executado sem o uso de utensílios, como espatula e escumadeira. Utilizado para pedaços pequenos de alimento e de rápida cocção. Lembre-se de cortar os alimentos que serão salteados do mesmo tamanho para que cozinhem ao mesmo tempo.

métodos de cocção: saltear

Qual o método de cocção que você mais utiliza no seu dia a dia? Conte para gente através do nosso Blog, Facebook e Instagram!

Voltar

Comentários

Deixe o seu comentário!

home segmentos depoimentos bio blog contato