close

Conheça os principais cortes de vegetais

Aprenda os cortes clássicos de legumes e verduras para preparar pratos perfeitos e deliciosos!

Para você que está disposto a cozinhar, não basta apenas bons ingredientes e bons equipamentos, é necessário saber cortar os alimentos. Para isso conheça os principais cortes de vegetais.

Por ser um assunto extenso dividiremos este post em dois, assim não fica cansativo e você terá tempo para treinar alguns até o próximo e nos contar como se saiu!

O cortes de vegetais está entre as técnicas mais básicas da cozinha, são mais de 20 cortes clássicos para frutas, legumes e verduras. Cada um desses cortes proporciona visual, textura e sabor diferente aos vegetais. Para os cortes maiores podemos sentir melhor o sabor individual de cada alimento e nos cortes melhores eles se fundem, trazendo novos sabores!

Cortar pode ser uma das técnicas básicas, mas não é uma das mais fáceis, então se você tem vontade de aprender, persista, até alcançar resultados satisfatórios! E para ajudar ainda mais no seu desempenho, ai vão algumas dicas!

Depois das dicas, vamos aos cortes!

Julienne: são cortes bastão de 3mm de espessura e de 3 a 5cm de comprimento.  Um dos cortes mais versáteis, podendo ser usado para consumo cru, grito, no vapor, refogados ou até mesmo para enfeitar

Brunoise: Pode ser feito a partir do Julienne, são cubos bem pequenos de 3mm X 3mm X 3mm. São ótimos para cozimento rápido e recheio  de salgados, muito utilizado para cebola.

Chiffonnade: é um corte destinado as folhas, geralmente usado para couve, acelga, folhas de mostarda e etc., também usado em alguns casos para ervas, no caso do manjericão. As folhas são enroladas, e devem ficar bem firmes, para serem fatiadas bem fininha!

Corte Batton e Battonnet: o primeiro refere-se a batata palito, são bastões grandes 1,5cm X 7cm. Já o segundo são mais finos de 6mm X 7cm, usado mais para cenoura, pepino, salsão e etc.

Por ser um assuntos extenso, voltaremos depois com mais cortes!

E você, gostou do nosso post? Deixe seu comentário nas nossas redes sociais, Facebook, Instagram e Blog! Suas sugestões são muito importantes para nós!!

Voltar

Comentários

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

home segmentos depoimentos bio blog contato