close

Stevia, o que é e como utilizar

Vamos explorar um pouco sobre esse adoçante natural

Hoje vamos falar um pouco sobre a Stevia , que nada mais é que uma folha que tem poder de adoçar. Ou seja, um adoçante natural.

 

folhas de stevia

Nos posts anteriores falamos um pouco sobre os elitois, o Xylitol e Eritritol.

A Stevia é considerado um adoçante natural.  Pois é uma folha com poder de de adoçar até 300 vezes mais que o açúcar comum. Uma planta típica da América do Sul e seu uso era para adoçante de erva mate e como planta medicinal.

Dentre seus benefícios podemos citar que ela é rica em sais minerais como cálcio, ferro e fósforo. Bem como vitaminas do complexo B, C e betacaroteno. Além de não ser digerida e nem metabolizada pelo organismo.

A Stevia tem praticamente zero caloria. Não produz cárie e pode ser usada também como refrescante bucal. Pode ser feita como chá, misturada com outras ervas e ainda é diurética.

Geralmente é encontrada folhas secas ou um pó verde em lojas de produtos naturais. Existem também as opções industrializadas, mas tome cuidado pois algumas delas são misturadas com adoçantes artificiais. Portanto, leia sempre o rótulo!

Na culinária a Stevia pode ser usada tanto no preparo de pratos quentes, frios e congelados. Mas cuidado, ela tem um gosto residual, não para todos paladares. Mas vale testar antes de usar para ver se o seu paladar combina com o dela!

Mas, por mais natural que seja, o interessante é diminuirmos sempre a quantidade de qualquer açúcar ou adoçante em nosso dia a dia. Acostume seu paladar com o sabor natural dos alimentos. Tente por alguns dias não adoçar seu chá, café, suco e assim por diante.

Vale a pena descobrir os diversos sabores que temos na natureza! Faça o teste e nos contem como foi.

Esperamos você no nosso Blog, Facebook e Instagram!!

Deixe seu comentário, sugestão ou crítica, eles são muito importantes para nós!

 

Voltar

Comentários

Deixe o seu comentário!

home segmentos depoimentos bio blog contato